sábado, 29 de outubro de 2011

A DANÇA CIGANA



Os ciganos adoram dançar. A dança nasce com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a dura vida de cigano. Desde criança os ciganos ouvem e dançam as seguidillas, a rumba, as alegrias e o flamenco - ritmos e sons tradicionais - produzidos pelas guitarras, violinos, violões, acordeões, címbalos, castanholas, pandeiros, palmas das mãos e batidas dos pés, que aprendem desde cedo com parentes e amigos nas festas da kumpania (acampamento).

Não existem ciganos profissionalizados através da dança cigana e sim aqueles que fazem apresentações apenas para divulgar esse lado tão belo e cheio de magia dessa tradição que a todos fascina.

A dança cigana não é portanto, encarada como um ofício pelos ciganos. Montagens de balé e de óperas (como Carmen, de Bizet) são representadas por profissionais de balé não-ciganos (gadjes). Ciganos não freqüentam academias nem aulas de dança, pois quando dançam, o fazem com a alma, o coração e os movimentos naturais do corpo, sem nenhuma coreografia pré-concebida.

Como diz Niffer Cortez (uma das poucas dançarinas ciganas) "Marcar uma coreografia, para o cigano, é prende-lo; é não dar liberdade para os seus movimentos". Por outro lado, a Bibi Esmeralda (chefe do Grupo Kalemaskê Romae, de Pirituba/SP), é uma Puri (avó) de 65 anos e dança como uma jovem de vinte. Se a colocassem dentro de uma coreografia, com certeza, cortariam grande parte da emoção espontânea e do inestimável encanto que ela nos transmite quando dança com toda a sua desenvoltura, arte e beleza.
A história da dança oriental está intimamente ligada à história dos ciganos. Eles vieram da Índia e emigraram até a Espanha, para a região de Andaluzia. O nome espanhol dos ciganos é "gitano". O idioma dos ciganos é o romanês e contém em sua maioria palavras derivadas do antigo sânscrito (conforme pesquisa de Grellman), que era falado no noroeste da Índia. Mas por todos os países que passavam, assimilavam palavras de idiomas locais, por isso encontramos palavras do turco, grego e armênio. Em cada país eram chamados por outros nomes: Luri no Beluchistão/ Luli no Iraque / Karaki ou Zangi na Pérsia / Kauli no Afganistão / Cingan ou Tchingan na Sïria e na Turquia / Tsiganos ou Atsincani na Grécia / Roma ou Sinti na América.

 

Ritmos mais clássicos como os húngaros, russos e italianos. E também os do Oriente Médio e Egito.


Cada coreografia tem seu significado mágico e cultural em que é usado alguns instrumentos para essa representação, por exemplo:

Dança do leque: dança do elemento ar que representa o amor, a sensualidade e a limpeza.

Dança do xale: representa o mistério e a magia do elemento fogo.

Dança da rosa: Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista e a sensualidade.

Dança das fitas coloridas: Elemento água representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não lamento, mas também a comemoração.

Dança do véu: representa o elemento ar e expressa a leveza do corpo e a sensualidade.

Dança das tochas: Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento.


Dança do pandeiro: Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente.

Dança dos sete véus: Para os ciganos essa dança representa uma despedida de solteiro. E os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris e simbolizam o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os quatro elementos.

Dança do punhal: Elementos ar e terra. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo.

Dança dos quatro elementos: Feita com representações dos quatro elementos como: Vela, incenso, jarro d'água e sal. Significa magia e limpeza do ambiente.

Essas são algumas das representações da Dança Cigana ,porem pode ser realizada livremente, manifestando assim, a criatividade e intuição de cada um.

Rituais Para Prosperidade.


SIMPATIA DO ARROZ PARA PROSPERIDADE


- Arroz cru,

- 6 moedas antigas,

- 1 maçã,

- 1 tigela branca pequena e

- 6 folhas de louro

Ponha na tigela o arroz cru, por cima as 6 moedas antigas. Coloque a maçã por cima de tudo, e as folhas de louro em volta.

Mantenha dentro de sua casa em local apropriado. Troque a maçã quando for necessário.

Deve permanecer em casa no máximo um mês. Você poderá refaze-la novamente assim que achar necessário.



PARA ATRAIR A FORTUNA


Pode acontecer de você trabalhar feito um cachorro e o dinheiro se esvair das suas mãos. Nesse caso, vale pedir uma ajudinha para seu anjo.

Acenda uma vela amarela ungida com óleo de madeira. Imagine uma luz dourada caindo sobre você.

Continue visualizando esse pó dourado e luminoso vindo do alto enquanto chama pelo seu anjo. Faça essa exercício todos os dias numa determinada hora.

Ao final da visualização, jogue três punhados de purpurina dourada na chama, que vai crescer.

Se a vela apagar, é por que algo está no seu caminho atrapalhando. Vai ter que descobrir o que é.

Se a chama, pelo contrário, crescer viva e ficar quase do tamanho da vela, regozije-se, pois o melhor ainda está a caminho.

(fonte: Manual de Magias, Feitiços e Simpatias, de Luiz Henrique de Castro a partir de fontes públicas e gratuitas na Internet)

PARA GANHAR NA MEGASSENA

OU EM OUTRAS LOTERIAS


Coloque embaixo do travesseiro, no primeiro dia da lua crescente, 3 pauzinhos de canela e peça aos Orixás da riqueza, ou aos 3 Reis Magos, ou aos Ciganos, que mostrem, por amor, os números certos.

Peça durante 3 dias, e os sonhos deverão se repetir e alguns dos números também.

Depois que pedir, não fale com ninguém até o dia seguinte. Se não sonhar, não insista, pois só poderá fazer esta simpatia durante 3 meses, ou seja, 3 luas crescentes.

Orixás da riqueza: Oxum, Oxumarê.

(fonte: Bruxas Angelicais, de Clara Luz)


PARA PROSPERIDADE E BEM-ESTAR


No primeiro dia de cada mês, especialmente se a Lua for cheia ou nova, coloque em um copo virgem uma jóia sua, uma colher de sopa de açúcar e água filtrada, ou mineral sem gás e deixe no sereno, dizendo o seguinte:


“Reis dos Ciganos! Ciganos do Oriente e de todos os recantos do mundo! Vós que tudo sabeis sobre a sorte, trazei-me, por vosso poder e por amor ao sagrado, saúde, prosperidade, esperança, paz, amor, felicidade agora e para sempre. Agora e para sempre! Agora e para sempre!"


Deixe o copo no sereno e, no dia seguinte, retire a jóia, mentalize o que disse no dia anterior e despeje o líquido em água corrente. Acenda uma vela vermelha e outra azul para os Ciganos e uma branca para a Virgem Senhora Mãe Lua, Virgem Maria. Reze e agradeça antecipadamente. Pode fazer isso no primeiro dia de cada mês, menos se este cair em Lua minguante.


(fonte: Bruxas Angelicais, de Clara Luz)



SIMPATIAS COM AS COMIDAS QUE DÃO SORTE
LENTILHAS: para ter dinheiro e fartura
Uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana.
ROMÃS: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira. Fazer um talismã com as sementes atrai prosperidade e amor.
BAGOS DE UVA: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos.
Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Coma 12 uvas para atrair prosperidade e amizade, uma para cada mês do ano.
CARNE DE PORCO: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.
NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.
Damasco - comer damasco fortalece a energia sexual;
Melancia - comer essa fruta traz abundancia;
Morango - comer morango ajuda a encontrar um amor;
Pêra - traz boa saúde,
Maçã - fortalece um casamento ou um relacionamento
Arroz - para ter vida longa


Simpatias angelicais para o Ano Novo

Iniciação - No dia 1º do ano, em qualquer hora que esteja tranqüila e serena, acender uma vela branca ou azul. Se solte, relaxe e olhe durante 3 minutos para a chama da vela e, em seguida, faça a seguinte prece de afirmação:

Deus De Infinita Bondade:

- Que eu seja banhada pela luz primordial
- Que eu esteja unida com a sabedoria Terra
- Que eu identifique meu espaço dentro do conceito cósmico
- Que eu tenha percepção das energias sutis
- Que eu seja um espelho da força do amor
- Que eu limpe as nuvens de minha visão
- Que eu saiba o que é preciso saber
- Que eu revele a verdade e o caminho mais sábio
- Que eu enxergue através da perspectiva superior
- Que eu aceite o ser humano sem julgamentos
- Que eu possa sempre manter a tolerância
- Que eu exerça o significado real do amor
- Que eu possa aceitar e usar minha própria força
- Que eu e meu Eu Superior atuem em conjunto
- Que eu mantenha sempre a calma interior
- Que eu respeite o livre arbítrio do outro
- Que eu tenha o equilíbrio entre as polaridades
- Que eu irradie luz através da própria força criadora
- Que assim seja e assim será! Sempre!



Simpatia a Iemanjá para prosperidade - para a ceia de reveillon
Arrume a mesa da ceia de réveillon com ramos de trigo. E não esqueça da sopa de lentilhas. Ao badalar da meia-noite, coma três boas colheradas da sopa. A cada uma delas, mentalize um pedido. Iemanjá é conhecida com o orixá da fartura.
Na noite do dia 31, escreva três pedidos em pedaços de papel branco e dobre. Acenda três velas azuis num prato branco e virgem. Coloque um pedido ao lado de cada vela. Segundo a crença popular, serão realizados os pedidos cujas velas queimaram até o fim. E se a vela correspondente ao pedido se apagar, não insista pois tudo tem seu tempo..aguarde!!!